A ética é o padrão de comportamento que a sociedade espera do individuo.Numa sociedade plural, é imprescindível a disseminação da ética racial, e tal disseminação se dá mais proveitosamente na infância, no inicio do ensino fundamental.
No Brasil, devido a sua história, o preconceito é quase um fator cultural, daí se faz a importância de medidas de interação racial desde o inicio da formação do individuo, ou seja, desde os primeiros anos do ensino fundamental.
Para tanto, é necessário que haja uma parceria entre escola, família e comunidade para que, durante o processo de aprendizagem exista uma combinação entre qualidades formais - conhecimento e cognição - e qualidades políticas - ideologia e ética - pois o saber só se justifica por meio dessa combinação.
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A socialização - por onde se constrói a aprendizagem - se dá por processos mentais (consciência), afetivos (carinho) e condutais (cuidado).
A criança é influenciada por aquilo que a cerca, logo se faz necessária a parceria consciente e auto-crítica de escola e família, pilares na construção da personalidade, doutrinando e dando o exemplo da ética racial.
O incentivo ao dialogo acaba propiciando na criança o desenvolvimento da capacidade de compreensão do próximo e de si mesmo.
O envolvimento e a seriedade do professor diante do trabalho com o aluno conta muito, uma vez que quanto maiores forem as expectativas no trabalho, melhores serão os resultados.
~ O racismo é uma manifestação cultural - e não biológica - fundamentada no conceito de raça, uma vez que tal conceito é limitado ao campo político/ideológico, mas baseia-se primeiramente em ideais de caráter xenofóbicos derivados da histórica hegemonia - eurocentrista - ocidental sobre as demais nações e culturas do mundo.
~ A criança, baseando-se no conceito de "certo" ou "errado", pode aprender a interpretar posicionamentos racistas como inadequados.
O ambiente escolar é o local mais propício para se por a prova a assimilação de valores ético-raciais pelas crianças.
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